Primeiramente, antes de vermos o conceito de projeto de impermeabilização, vamos relembrar o que significa o termo: impermeabilização.
Esse processo consiste em isolar ou vedar os materiais, proporcionando maior resistência e durabilidade à construção.
Existem diversos sistemas de impermeabilização disponíveis, que podem ser rígidos ou flexíveis, escolhidos de acordo com a necessidade de uso e as características do local de aplicação. Saiba mais sobre esses sistemas e como escolher o mais adequado para a sua obra.
A água é um dos principais agentes causadores de danos em edificações, podendo infiltrar-se em diversas áreas da construção, comprometendo sua estrutura e causando problemas estéticos e funcionais.
Com um projeto de impermeabilização adequado, é possível prevenir esses problemas, definindo as soluções mais eficientes para cada tipo de estrutura e condição ambiental. Além disso, o projeto também ajuda a evitar desperdícios de materiais e custos desnecessários, garantindo uma obra mais econômica e sustentável.
Sendo importante elaborar esse tipo de projeto com os demais projetos, como o elétric, hidráulico, fundaçãp e estrutural.
Desta forma, haverá a compatibilização entre eles. Isso significa que todas as instalações serão pensadas conjuntamente ao planejamento geral da construção desde o início do processo, reduzindo os riscos de imprevistos e retrabalhos.
Por isso, a impermeabilização é uma etapa crucial em qualquer obra, uma vez que é responsável por evitar a deterioração das estruturas causada pela umidade. Com esse processo, é possível proteger a edificação contra a passagem indesejada de líquidos e vapores presentes em diversos ambientes, como a chuva sobre o telhado, água em banheiros, piscinas e reservatórios, além dos vapores liberados durante o banho e o cozimento de alimentos.
Atualmente, a construção civil tem avançado no que diz respeito a detecção precoce de vazamentos e manutenção predial, como por exemplo, a aplicação de sistemas inteligentes como sensores tem se tornado cada vez mais comum. Esses dispositivos permitem que os problemas sejam detectados e se evite danos maiores.
Dessa forma, a impermeabilização com tecnologias inovadoras e a aplicação de sistemas inteligentes representam uma importante evolução na proteção das construções contra a umidade e seus danos associados.
Sistema flexível de impermeabilização é mais indicado para áreas que podem apresentar fissuras, variações térmicas, vibrações ou exposição solar intensa. Para esse tipo de sistema, são utilizadas mantas e membranas compostas por elastômeros e polímeros. Sendo adequado para áreas como reservatórios de água superiores, varandas, coberturas, lajes e pi
Sistema rígido de impermeabilização não é compatível com a estrutura da construção e não suporta variações térmicas e vibrações, o que o torna inadequado para locais com fissuras ou trincas. No entanto, é uma excelente opção para áreas com cargas já estabilizadas, como poços de elevador, piscinas enterradas e reservatórios inferiores.